O que é MCT?⠀

Medium Chain Triglyceride, traduzindo: Triglicerídeo de Cadeia média.⠀

Extraída de Fontes Naturais podendo ser do coco, dendê e/ou gordura do leite.⠀

Formadas por 3 ácidos graxos saturados (AG) contendo 6 a 12 átomos de carbono que estão esterificados ao glicerol. Os AG que compõem os TCM são: ácidos caprílico (C8:0; 50-80%), cáprico (C10:0; 20-50%) e com uma proporção menor dos ácidos capróico (C6:0; 1-2%) e láurico (C12:0; 1-2%). Os TCM constituem a principal forma de gordura presente na dieta humana e foram introduzidos na clínica há ˜50 anos, visando o tratamento tanto de disfunções na absorção de lipídios como fonte de energia, substituindo as dietas baseadas em triglicerídeos de cadeia longa (TCL). ⠀

TCM é uma classe de gorduras que tem uma digestão diferente de outras gorduras. A maioria das gorduras são triglicérideos de cadeia longa, que são difíceis de processar, de modo que o corpo prefere para armazená-los em gordura nas células.⠀

É parecido com o Carboidrato em relação à sua absorção, que não precisa de tantas enzimas para digestão, e diferente do CHO, não utiliza a insulina. Uma vantagem por não estocar em forma de gordura, além de contribuir com a manutenção e estabilidade da glicemia.⠀

Vantagens dos TCM em relação ao TCL:⠀
• mais rapidamente e facilmente digerido do que TCL;
• promove energia mais rápido;⠀
• mais estável contra oxidação;⠀
• não precisa de sais biliares e enzimas pancreáticas para a digestão;⠀
• é diretamente absorvido a partir do intestino delgado;⠀
• possui o transporte direto pela circulação portal para o fígado;⠀
• é diretamente oxidado nas células do corpo para dar energia rápida.⠀
• Já o TCL é armazenado no tecido adiposo (armazenamento de gordura);⠀

O MCT da foto é da @PerformanceNutritionOficial, do qual estou usando e gostando muito. ⠀
Falarei no próximo post “Por que gosto de MCT?⠀

Curiosidade: Suplementos MCT X Óleo de Cocô:

Os suplementos de MCT combinam apenas os ácidos caprílico e cáprico, mas em concentração 7 vezes maior do que no óleo de coco. Com uma maior concentração desses ácidos, favorece as funções direcionadas ao fornecimento rápido de energia.

Vantagens dos TCM em relação ao TCL:

• mais rapidamente e facilmente digerido do que TCL;

• promove energia mais rápido;

• mais estável contra oxidação;

• não precisa de sais biliares e enzimas pancreáticas para a digestão;

• é diretamente absorvido a partir do intestino delgado;

• possui o transporte direto pela circulação portal para o fígado;

• é diretamente oxidado nas células do corpo para dar energia rápida.

• Já o TCL é armazenado no tecido adiposo (armazenamento de gordura);

Suas aplicações clínicas e nutricionais são:

• Nutrição Infantil / Nutrição Prematuro: Ingredientes lipídicos digeríveis e também presentes no leite materno.

• Pacientes com distúrbios de má absorção de gordura, incluindo doenças de pâncreas, doença pulmonar, hepatite, distúrbios neurologia e desconforto gastro-intestinais (por exemplo, doença celíaca).

• Nutrição Esportiva: Fonte de energia rápida

• Gerenciamento de peso: Possui teor calórico mais baixo do que outras gorduras, são minimamente armazenados como gordura, contribui para o metabolismo reforçado para queimar ainda mais calorias.

• Diabetes Tipo 2 : Aumento da sensibilidade à insulina e, portanto, reduzir os níveis de glicose.

• Perioperatório: facilmente digerível, recuperação melhorada, energia mais rápida.

FONTES
CRAIG CB, DARNELL BE, WEINSIER RL, ET AL. Diminuição da gordura e perdas de nitrogênio em pacientes com AIDS recebendo médio chaintriglyceride-fórmula enriquecida vs aqueles recebendo longo chaintriglyceride-contendo fórmula. J. Am. Diet Assoc 1997; 97:605 – 611. 
FERREIRA, A.M.D; BARBOSA, P.E.B; CEDDIA, R.B. A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev Bras Med Esporte. Vol. 9, Nº 6 – Nov/Dez, 2003. Pag 413-419. 
KUO PT, HUANG NN. O efeito de cadeia média de triglicerídeos em cima absorção de gordura e lipídico e gordura depósito de crianças com fibrose cística do pâncreas. J Clin Invest 1965; 44:1924-1933. 
PEREIRA FILHO, R. A.; PEREIRA, A. S.; MAGALHAËS, A.F.N. Absorçäo de triglicérides de cadeia média em pacientes com síndrome de alça estagnada. Arq. gastroenterol; 25(2):75-81, abr.-jun. 1988. 
WANKE CA, PLESKOW D, DEGIROLAMI PC, ET AI. Uma cadeia média dieta à base de triglicerídeos em pacientes com HIV e diarréia crônica reduz diarréia e má absorção: um estudo prospectivo, controlado julgamento. Nutrição. 1996; 12:766-771. 

 

A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência 

As competições de ultra-resistência representam um grande desafio no mundo esportivo. O gasto energético de uma prova de ultra-resistência pode variar de 5.000 a 18.000kcal por dia. Por causa dessa grande demanda várias estratégias para melhora do desempenho têm sido desenvolvidas nos últimos anos, como a suplementação de triglicerídeos de cadeia média (TCMs) em combinação com carboidratos (CBO). A suplementação de TCM visa aumentar a utilização dos ácidos graxos livres (AGL) como fonte de energia, poupando os estoques corporais de glicogênio para o final da competição. Quando comparados com os triglicerídeos de cadeia longa (TCL), os TCMs são rapidamente absorvidos e transportados pelo organismo. Além disso, os TCMs possuem velocidade de oxidação comparável à dos CBO, mas, por serem lipídios, fornecem uma quantidade de energia maior quando são oxidados. Dessa forma, os TCM parecem ser o combustível ideal para provas de longa duração. Portanto, esta revisão possui como objetivo esclarecer como os TCMs podem influenciar o desempenho em provas de ultra-resistência. 

Referência: 
FERREIRA, A.M.D; BARBOSA, P.E.B; CEDDIA, R.B. A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev Bras Med Esporte. Vol. 9, Nº 6, p.413-419, Nov/Dez, 2003. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: